• Mente Performance

O Poder do Abraço

Provavelmente você já ouviu falar sobre o poder do abraço, não é? O abraço, assim como o sentimento de gratidão, riso, o bom humor e os pensamentos positivos, libera oxitocina no corpo, hormônio do bem-estar e do prazer, fortalecendo assim o nosso sistema imunológico.


Ou seja, o abraço não é apenas uma forma de manifestar amor, carinho e gentileza, ele também faz bem para a saúde emocional, física e espiritual, até mesmo como alívio da dor. Abraço de mãe, de amigo, de irmão, de colegas. Entes queridos.

Segundo pesquisas, um abraço que dura em média 20 segundos, pode ser considerado terapêutico, tem o poder de curar o que chamamos de “doenças da alma”.


A psicoterapeuta Virginia Satir, defende que “precisamos de quatro abraços por dia para sobreviver. De oito abraços para nos manter. E de doze abraços por dia para crescer”.

O abraço é uma forma de ganhar quando se doa, e de doar quando se ganha. É impossível não se envolver em um abraço verdadeiro. É uma conexão calorosa e quieta, sem dizer uma só palavra. Podemos ouvir o outro silenciosamente.


Com tantos benefícios assim, porque será que abraçamos tão pouco? Ou ficamos retraídos, encolhidos, quando alguém vem nos abraçar? A resposta talvez esteja ligada a padrões de criação, cultura e contexto onde vivemos.

Para pedir um abraço basta abrir os braços e seremos entendidos nesse gesto universal. O interessante é que está provado, podemos encontrar algum conforto abraçando a si mesmo, uma almofada e até mesmo uma árvore.


Apesar da correria da vida atual, o que acha de olhar para a pessoa que está ao seu lado, abrir os braços e dizer: me dá um abraço? Experimente! Aproveite a expressão de paz e plenitude que o corpo pode proporcionar.




  • w-facebook
  • w-googleplus

Tel: (27) 3373-3270 / Cel: (27) 99962-8588

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1220 - Edifício Laguna Center - Torre C - Sala 103 C 

CEP 29900-210 -Linhares - ES

contato@menteperformance.com.br