• Mente Performance

Autoestima

Atualizado: Mai 4

Hoje vamos falar um pouquinho sobre uma questão que pode influenciar profundamente o bom desempenho na vida de uma pessoa.


A autoestima é uma avaliação que uma pessoa faz de si mesma, positiva ou negativa. É como a pessoa se vê. São conceitos sobre as próprias qualidades.

Porem muitas pessoas tem uma autoestima baixa, enfraquecida.

Mas porque isso acontece? Isso inclui vários fatores como abuso e o abandono.


Quando crianças somos condicionados pelo contexto onde vivemos e pela sociedade. A medida que crescemos, nossos pais e demais pessoas próximas, só nos dão o que precisamos quando demonstramos que o “merecemos”, mais do que porque o “precisamos”. Por exemplo: podemos comer um doce só quando termine nosso prato de verduras, podemos brincar se beber o remédio, e o mais importante, nos amam, nos querem, só se nos comportamos direitinho.


Uma condição imposta para que nos comportemos bem, e como precisamos desta recompensa, acabamos fazendo.


Este condicionamento nos leva a ter uma auto avaliação. Começamos a nos “querer bem” se cumprimos com os rótulos que os outros nos aplicam, e se não conseguimos cumprir essas exigências, não nos consideramos bons o bastante e isso nos leva a uma baixa autoestima.


Essas e outras atitudes como chamar a criança de desajeitada quando derrama algo, fazer comentários negativos sobre sua aparência ou notas escolares, deixar de elogiar quando positivo ou fazer comparação, como por exemplo: “porque você não é como seu irmão?” Tudo isso vai criando crenças negativas em nós.


Porém a autoestima baixa, pode ser elevada a um nível satisfatório trabalhando em 3 pilares principais: a autoaceitação: que é uma postura positiva de si mesmo. É quando eu aceito minhas próprias fraquezas e erros. A autoconfiança: confiar nas próprias capacidades e desempenho. E a competência social: que é ser capaz de criar relacionamentos saudáveis com a família, amigos e meio social.


O psicólogo Carl Rogers, disse que a raiz dos problemas de muitas pessoas é que se desprezam e se consideram seres sem valor e indignos de serem amados. E resume a autoestima no seguinte ditado: “todo ser humano, sem exceção, pelo mero fato do ser, é digno do respeito incondicional dos demais e de si mesmo”.


Uma autoimagem positiva e poderosa de si mesmo, vai trazer a confiança necessária para conduzir sua vida por um caminho mais leve, equilibrado e fortalecido.



5 visualizações
  • w-facebook
  • w-googleplus

Tel: (27) 3373-3270 / Cel: (27) 99962-8588

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1220 - Edifício Laguna Center - Torre C - Sala 103 C 

CEP 29900-210 -Linhares - ES

contato@menteperformance.com.br