- Mente Performance
Ver, ouvir ou tocar: Qual seu canal de percepção mais desenvolvido?
Nós percebemos o mundo através dos nossos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. Não existe outra maneira de absorver as informações a não ser através desses sentidos. Compreendemos o mundo dessa maneira. Porém, todos nós temos um canal preferencial ou que usamos com mais frequência. Essa é a forma que captamos a informação, ou nossos “sentidos externos”.
Temos um grupo correspondente de "sentidos internos", os chamados Sistemas Representacionais. Primeiro, nós captamos a informação pelo canal de percepção externa: visual, auditivo e cinestésico, (cinestésico aqui compreendido como tato, olfato e paladar), depois representamos a informação internamente nesses canais correspondentes.
Então quando você diz: - "Eu vejo essa revista na minha frente.", você está usando o canal Visual. Quando diz: "Eu escuto os sons e barulhos à minha volta.", você está usando o canal Auditivo e quando diz: - "Eu sinto essa revista na minha mão.", você está usando o canal Cinestésico.
Você está descrevendo os seus sentidos externos. E nós usamos os mesmos cinco sentidos para representar o que estamos pensando internamente ou, subjetivamente. É esse mundo interno, através dos nossos sistemas representacionais, que cria o nosso “olho da mente",
Os verbos, adjetivos e advérbios visuais são palavras como: ver, mostrar, colorido, etc. Já os auditivos são palavras como: Escutar, chamar, ouvir, etc. E os cinestésicos, são palavras como: pegar, tocar, sentir, etc.
Através das palavras podemos identificar qual o canal a pessoa está usando para se comunicar. Quando você começa observar o que dizem, nota que estão, o tempo todo, revelando o seu sistema representacional preferido.
E qual a importância disso?
Conhecer o estilo de uma pessoa e nos comunicar com ela no canal de sua preferência, assim estaremos em um nível mais profundo de entendimento, o que facilita a interação, aprendizado e as respostas positivas. Podemos influenciar positivamente as pessoas.
Se você deseja criar uma relação de semelhança, saiba qual é o seu canal preferencial e aprenda a “ouvir o tipo de palavras” que as pessoas estão usando. Você saberá que "sentido" elas estão usando no pensamento delas. E então criar uma conexão direta convertendo a sua linguagem para o sistema representacional dela, ou seja, usar as palavras do mesmo canal. Isso cria uma confiança profunda e influencia no nível inconsciente.
Você sabe já qual seu canal de percepção mais desenvolvido?
Faça o Teste ...
