• Mente Performance

Decifrando o sentimento de culpa

Culpa é uma mensagem de que você violou os seus próprios padrões. Ou seja, seus valores, sua forma de “funcionar”, de pensar, de ser. Nós temos um padrão de funcionamento. A culpa é uma indicação de que falhamos em preservar ou elevar esse padrão.


Mas, como mudar a situação? Dar um novo significado a isso?

O primeiro passo é você se perguntar: O que há por trás desse sentimento de culpa? Que regra eu transgredi? Que padrão eu violei? Essa regra ou padrão é meu ou me foi imposto por alguém? O que esta sensação quer me dizer?

Parar para observar esse sentimento, vai trazer clareza sobre ele. Só assim você pode tomar uma decisão sobre isso. Essa decisão é que vai trazer a mudança necessária, ou seja, você não precisa ficar com esse sentimento, o que você precisa é aprender com ele, e assim, se fortalecer para não repetir o mesmo comportamento indesejado.

O sentimento de culpa, não ajuda em nada, ao contrário, ficar se culpando por algo que já aconteceu, um fato consumado, só nos enfraquece. Não podemos mudar o que aconteceu. Não podemos mudar a realidade. O que podemos é nos perguntar:

O que posso fazer a partir disso?”. Identificar a causa desse sentimento sim! Isso ajuda a encontrar um novo aprendizado sobre a questão.

E porque isso é importante?


Para você se livrar desses sentimentos que te incomodam e que podem te levar a doenças físicas ou emocionais. E assim, fazer com que você tenha uma vida mais leve e feliz, como você merece, pode e é capaz.








4 visualizações
  • w-facebook
  • w-googleplus

Tel: (27) 3373-3270 / Cel: (27) 99962-8588

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1220 - Edifício Laguna Center - Torre C - Sala 103 C 

CEP 29900-210 -Linhares - ES

contato@menteperformance.com.br