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Você dorme bem? Descubra como lidar com a insônia

Atualizado: 24 de Jul de 2019

Quem nunca passou uma noite se quer em claro, com insônia, que atire a primeira pedra. Problema que atinge grande parte da população mundial a insônia pode ocorrer por vários motivos.


Quando não conseguimos dormir ou ter um sono de qualidade somos diretamente afetados física e emocionalmente. Cansaço, esgotamento, prejuízo a nossa atenção e memória, estresse, alucinações, aumento do apetite, da obesidade e até mesmo afetar a circulação sanguínea e o coração.


Dormir é fundamental para repor energias e reorganizar o sistema. Afora os hábitos saudáveis como criar rotina no horário para dormir, evitar alimentos que contenham estimulantes como a cafeína, estar em um ambiente escuro e silencioso, podemos nos valer de uma dica interessante.


Normalmente quando não conseguimos dormir é por que estamos preocupados com alguma coisa. Recriamos então, mentalmente essas imagens, vendo todas as tarefas que não conseguimos fazer e as que teremos que fazer no dia seguinte.


Começamos pensar em algum problema não resolvido ou algo que precisamos decidir. Com isso a ansiedade aumenta pela preocupação por ter que dormir. E quanto mais eu me preocupo que as horas estão passando, menos eu durmo.


Para ajudar amenizar a insônia, nesse momento você pode se perguntar: tem algo que eu possa fazer agora para resolver isso? Se tiver, levante e faça, como por exemplo, anotar algo importante que não quer esquecer, depois, volte a deitar-se e fixe sua atenção para que seu pensamento não divague.


Mas como faço isso? Não adianta dizer: “não quero pensar”. Então você pode colocar sua atenção em três coisas que você vê no quarto, (mesmo de olhos fechados), como por exemplo, a parede do seu lado direito, o guarda-roupa, a janela. Depois, três coisas que você ouve, como o som da sua respiração, algum barulho vindo de fora, o ventilador. E depois, três coisas que você sente, como sua cabeça recostada no travesseiro, o ar entrado nos seus pulmões, seu pé esquerdo. Uma de cada vez. Depois, duas coisas que você vê, duas que ouve e duas que você sente. Podendo repetir as mesmas coisas. Depois, uma coisa que vê, uma que ouve e uma que sente. E por fim, perceber qual parte do seu corpo está mais relaxada e levar esta sensação para o resto de seu corpo. E então deixar os seus olhos para baixo como se tivesse olhando para seu pé direito.


Esta técnica, criada por Bety Erickson, é muito eficiente para você encontrar sua maneira de ter um boa noite de sono novamente.





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