• Mente Performance

Um segredo para a memória

Se você vive esquecendo de tudo esse texto é para você

Você sabe o que faz você recordar das datas, eventos, acontecimentos ou fatos?

As vezes não entendemos porque coisas ruins ficam marcadas e coisas boas ficam esquecidas em nossa memória. Se você tem idade suficiente para ter visto essa notícia, você provavelmente se lembrará onde estava em 11 de setembro de 2001. Este foi o dia em que as duas torres gêmeas foram bombardeadas nos EUA. Mas, você se lembra onde você estava no dia 11 de setembro do ano passado? E onde estava no dia 11, 12 ou 13 do mês passado?


Se esse dia foi significativo para você, sim, se não foi, provavelmente você não se recordará. Existe uma memória de curto e de longo prazo. Aprender algo hoje e não se recordar depois, significa que isto foi para a memória de curto prazo. Aprender a andar de bicicleta e jamais se esquecer, significa que foi para de longo prazo.

A razão disso está no envolvimento das percepções sensoriais no processo. Registramos com mais facilidade quando nos envolvemos emocionalmente em algo. Quer de forma proposital ou não. Quando vivemos um momento de emoção intensa, isso fica registrado na memória. Portanto, é mais fácil recordar quando atribuímos um sentido a informação.

Podemos usar essa estratégia para nos lembrar de algo que desejamos. Também é importante conhecer, fazer ou aprender algo novo. Não tentar memorizar o que não tem necessidade. Para isso, basta usar um bloco de anotações. Tudo isso ajuda a criar novas conexões neurais, a fazer sua mente funcionar melhor.

Esse é o segredo para levar o conhecimento para a memória de longo prazo. E se recordar daquilo que realmente faz sentido para você.




27 visualizações
  • w-facebook
  • w-googleplus

Tel: (27) 3373-3270 / Cel: (27) 99962-8588

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1220 - Edifício Laguna Center - Torre C - Sala 103 C 

CEP 29900-210 -Linhares - ES

contato@menteperformance.com.br