• Mente Performance

O outro lado do perdão

Você já ouviu alguém dizer que tem dificuldade em perdoar? Essa incapacidade pode ser em perdoar outra pessoa, a nós mesmos e também a alguma situação. A falta de perdão pode adoecer o ser humano, trazendo doenças físicas e emocionais como a depressão, dores musculares, hipertensão e até o câncer. Nutrir o ressentimento e o rancor provoca tristeza profunda e ocupa espaço dentro de nós. Um espaço que poderia ser preenchido com o que realmente tem valor.


Perdoar não significa aceitar o comportamento que nos prejudicou, nem significa renunciar aos nossos valores que foram violados. pelo contrário, a integração tornará mais fácil manter seus valores e padrões no futuro. Lembrando o que foi dito por Jesus: “antes de entrares no templo, perdoa." O perdão tem poder de libertar, de curar, de evoluir. Por isso era chamado por Carl Jung de fenômeno da "sincronicidade" que faz com que encontremos as pessoas que nos "des-convêm", ou seja, as pessoas que nos fazem crescer como seres humanos, nos fazem progredir quando temos que compreender ou mudar alguma coisa na vida.


Aliás, dizem que na vida "os nossos melhores mestres são os nossos piores inimigos"... isso significa que devemos ser gratos por cada pessoa difícil em nossa vida. Sem elas não teríamos oportunidade de nos libertar disso. São elas que contribuem para nosso crescimento. Como disse Gandhi, perdoar é um ato de coragem, pois é preciso coragem para dizer “a responsabilidade é minha”.

Mas você pode me dizer: mas e se a culpa não for minha? Ai então, você não estará assumindo a responsabilidade e se perguntando: “o que você contribuiu para isso acontecer na sua vida?” Nossa dificuldade em perdoar é devido a nossa dificuldade em reconhecer que o problema não existe fora de nós, mas dentro da gente.

Nossa dificuldade é assumir responsabilidade, assumir nossa “culpa”. Partindo do princípio de que eu sou totalmente responsável por tudo que está entrando em minha vida, então somente eu tenho o poder de mudar isso! Infelizmente há pessoas que não conseguem perdoar. E o que é pior, não conseguem perdoar a si mesmo. Quem não se perdoa, entra num ciclo de autopunição. Mas como disse Jung, se nós é que atraímos isso para nossa vida, já pensou que oportunidade estamos nos permitindo para o nosso crescimento? Esse é o outro lado do perdão. Pois as coisas não mudam... nós é que mudamos...







0 visualização
  • w-facebook
  • w-googleplus

Tel: (27) 3373-3270 / Cel: (27) 99962-8588

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1220 - Edifício Laguna Center - Torre C - Sala 103 C 

CEP 29900-210 -Linhares - ES

contato@menteperformance.com.br